quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hackers

Você sabe o que um hacker faz? Se não, vou te explicar.
Hacker é toda pessoa que domina a informática, programação, um fuçador na tradução mais apropriada ao português.
Mas infelismente existem crackers, que são tudo isso só que ao invés de ajudar, atrapalham, ou melhor, só usa para fins destrutivos, criando códigos destrutivos, invadindo sistemas para sabotagens, etc...
Com o avanço da tecnologia isso está ficando cada vez mais fácil de se fazer, cada dia tem um vírus novo na internet a ponto de destruir o seu computador.
Um exemplo de hacker foi um jovem de 21 anos, natural dos Estados Unidos foi condenado a 6 meses de prisão pelo fato de ter hackeado a página da internet da NASA, o prejuízo foi estipulado em 200 mil dólares. O hacker Gregory Aaron Herns tinha apenas 17 anos quando fez o ataque e além da pena de 6 meses de prisão teve um acesso limitado a computadores durande 3 anos.

Você sabe quem foi Kevin Mitnick? Não?

Kevin Mitnick foi o primeiro hacker, e considerado o mais perigoso de todos os tempos.Ele invadiu uma série de redes de computadores, inclusive as de grandes empresas de software e hardware e de uma agência de espionagem norte-americana, passou vários anos preso.
Em 1994, ele foi finalmente derrotado numa atitude que poderia ser considerada audaz para qualquer outro hacker, mas que para ele era até banal, invadiu os PCs do cientista e especialista em segurança Tsutomu Shimomura, que estava ganhando fama por sua colaboração com o governo dos EUA.
O Departamento de Justiça dos EUA diz que Mitnick causou prejuízos de US$ 1 milhão, mas os promotores que o acusaram falam em US$ 300 milhões, sem revelar mais detalhes.
Embora tenha acessado redes altamente confidenciais, Mitnick não manifestava a agressividade muitas vezes associada aos invasores digitais, em sua trajetória, a destruição de arquivos das outras pessoas era uma atitude bastante rara. "Eu nunca danifiquei intencionalmente nenhum dos computadores que invadi", afirmou.
Ele falava que "diversão" era o principal motivo de suas ações: "Na verdade, tudo foi para saciar minha curiosidade, ver o que eu podia fazer e obter informações secretas sobre tudo o que me interessasse". "De um menino que gostava de brincar com mágica, transformei-me no hacker mais famoso do mundo."
Inclusive, foi criado um filme que se chama "Takedown" baseado no livro de mesmo nome, narra o duelo cibernético entre Mitnick e Tsutomu Shimomura, que chegou ao ponto da captura do hacker.

2 comentários: